Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.

Recentes

Bottom Ad [Post Page]

Pesquisar

ARQUIVO

Full width home advertisement

Popular

Instagram



Igreja Batista Central de Italva

Endereço: Rua Portela Sales, 12 - Centro, Italva - RJ

CEP:28.250-000
Email: igrejabatistacentraldeitalva@gmail.com

ÚLTIMAS

Author Description

A nossa missão é que pessoas desde imenso Brasil possam experimentar um relacionamento pessoal com Cristo, crescer à Sua semelhança e servi-lo numa igreja local

JORNAL BATISTA

Jornal Batista desta Semana

Redes Sociais

Facebook

Post Page Advertisement [Top]

31/05/2016

A Parábola da Semente

"O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. Noite e dia, estando ele dormindo ou acordado, a semente germina e cresce… por si própria. Marcos 4.26-28."

Se seguirmos a cronologia do Evangelho de Marcos, a parábola da semente que germina e cresce foi uma das primeiras. Naquele tempo o reino era extremamente pequeno e consistia apenas de algumas poucas pessoas que tinham ouvido Jesus pregar o evangelho e respondido à sua convocação. Essa parábola, portanto, tinha como objetivo tranquilizar seus seguidores e trazer-lhes encorajamento quando a disseminação do reino parecesse lenta.

Em alguns aspectos importantes, o reino cresce como crescem as plantas. Um agricultor espalha a semente e, no tempo devido, quando o grão amadurece, ele maneja sua foice e faz a sua colheita. Entre o tempo da semeadura e o da ceifa, no entanto, ele não faz praticamente nada. Se ele dormir ou se ficar acordado, não faz nenhuma diferença, pois, de uma forma ou de outra, a semente brota e cresce.

Como é na natureza, assim é no reino de Deus. O reino tem crescido através dos anos em proporções enormes, mas o seu princípio de crescimento permanece o mesmo.

Primeiro, o reino cresce irreprimivelmente. Ninguém pode deter seu desenvolvimento, pois uma força oculta está em atividade, fazendo “primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga” (v. 28).

Segundo, o reino cresce imperceptivelmente. Não podemos observá-lo acontecendo. E ele continua crescendo a despeito de nossa observação.

Terceiro, o reino cresce espontaneamente. Não podemos contribuir para o seu processo oculto de crescimento. A terra produz os grãos “por si própria” (v. 28). A palavra grega é automaté. Não, é claro, que o processo seja literalmente automático, pois é por meio da operação secreta do Espírito Santo que o reino cresce. A obra é dele, não nossa.

Nenhum comentário:
Write comentários

Interested for our works and services?
Get more of our update !